| hmin
O candidato do PT, Tarso Genro, ocupa o primeiro lugar nos seis cenários de primeiro turno da eleição para governador do Estado simulados na mais recente pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (Cepa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Nos dois cenários em que aparece como candidato, o ex-governador Antônio Britto (PPS), fica em segundo lugar. Já o senador Pedro Simon (PMDB) fica em segundo lugar em duas das três simulações nas quais é citado – só passa para a terceira posição quando Britto também é colocado na disputa.
O Cepa ouviu 1,7 mil eleitores entre os dias 19 e 21 em 16 municípios gaúchos. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Dois dias antes do início do levantamento, no dia 17, Tarso havia sido confirmado como candidato do PT numa prévia contra o governador Olívio Dutra.
Nas simulações de segundo turno, Tarso vence em todos os sete cenários nos quais é citado. A menor margem obtida pelo petista sobre o segundo colocado é obtida quando Britto é apresentado como adversário: 12,2 pontos percentuais. No quesito rejeição, o ex-governador aparece em primeiro lugar (33,2%). Em segundo lugar, tecnicamente empatados, estão Vicente Bogo (PSDB) e Tarso, com 18,7% e 18,6%, respectivamente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.